Mapa do Biometano na Europa (3ª edição)

Tempo de leitura: aproximadamente 5m1s

O mapa traz dados sobre a evolução da produção de biometano na Europa e usinas de biometano.

Mapa do Biometano na Europa (3ª edição)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunista
Biogás sem Fronteiras, por Crislaine Florzino Flor

Mapa do Biometano na Europa (3ª edição)

O mapa traz dados sobre a  evolução da produção de biometano na Europa e usinas de biometano.

Crislaine Florzino Flor | Colunista do Portal Energia e Biogás — A terceira edição do mapa de produção e distribuição de Biometano foi lançada na Europa, com informações recolhidas de associações, agências de energia e empresas privadas. O mapa contém uma lista de instalações de biometano em operação e de instalações que estão em construção e estarão disponíveis em breve para adicionar capacidade à rede. 

O mapa publicado fornece detalhes sobre cada planta de biometano, incluindo localização, capacidade de produção, ano de início da operação e status da conexão à rede. O mapa inclui informações sobre pontos de interligação transfronteiriços, zonas de reserva de gás e transporte por gasoduto.

O material concede dados sobre a evolução da produção de biometano na Europa e a porcentagem de plantas de biometano ligadas às redes de distribuição e transporte. Esta é a terceira edição do mapa, que foi criado em cooperação entre duas organizações que promovem o desenvolvimento de energias renováveis: a Associação Europeia de Biogás (EBA) e a Gas Infrastructure Europe (GIE).

Segundo dados coletados, a produção de biometano teve um crescimento notável na última década, pois atingiu um total de 1.023 instalações de produção de biometano em 2021. Em comparação com as edições anteriores do mapa europeu de biometano, o número de fábricas na Europa aumentou de 483 usinas na edição de 2018 e 729 na edição de 2020.

França, Itália e Dinamarca são os países que lideram esse crescimento, com o maior aumento no número de plantas de biometano: 91 novas unidades entraram em operação na França em 2020 e mais 123 usinas entraram em operação em 2021.

Para quem tiver interesse em obter informações dos mapas, ambas as versões digitais e físicas dos mapas estão disponíveis gratuitamente no Gas Infraestruture Europe (GIE), sendo cobradas apenas taxas de envio para versões físicas.

O mapa está disponível para download. Clique aqui para acessar.

No Brasil, distribuidoras de gás natural e produtores de biogás já mapearam 27 novas plantas de biometano com potencial de conexão à rede de gasodutos nos próximos anos. O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).

Em breve, poderemos almejar o mapa do Biometano no Brasil?

“Seria um desperdício, para o país, ignorar o potencial de uso do produto na frota de veículos pesados, como caminhões e ônibus — que independe, muitas vezes, da interligação entre a planta de biogás e a rede de gasodutos”, segundo Marcelo Mendonça - Diretor de Estratégia e Mercado da Abegás.

O que temos hoje em nosso país é uma iniciativa do Governo Federal intitulada “Painel Dinâmico de Produtores de Biometano”, lançada em janeiro de 2022. O Painel Dinâmico de Produtores de Biometano apresenta o mapa dinâmico com os dados de localização de todos os produtores de biometano regulados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O sudeste e o nordeste lideram o setor no Brasil, porém ainda com poucos projetos cadastrados na ANP. 


Referências consultadas



A coluna Biogás Sem Fronteiras é apoiada pelo Projeto GEF Biogás Brasil. Este artigo independente não reflete, necessariamente, a opinião do projeto.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Autora: Crislaine Flor    Publicado em: março de 2023.

Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do autor. O Portal Energia e Biogás oportuniza espaço para que especialistas publiquem seus artigos, conteúdos de opinião, análises ou conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás, biometano e digestato. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.